Exposições a não perder

 exporibbrava
 “SONS DA NOSSA GENTE – Castanholas da Tabua”
Museu Etnográfico da Ribeira Brava
Até 18 de janeiro de 2015

Para assinalar os 100 anos do concelho da Ribeira Brava, o Museu Etnográfico traz a público as chamadas “castanholas da Tabua, exposição temporária inserida no habitual projeto “Acesso às Coleções em Reserva”.
Tocadas na época natalícia, a caminho das missas do parto e do galo, e por altura das festas e romarias nos meses de verão, é na Tabua, freguesia pertencente ao concelho da Ribeira Brava, e em algumas zonas próximas, que estes instrumentos musicais possuem maior tradição. Estes idiofones de percussão direta adquiriram nesta zona da Região caraterísticas muito peculiares, como é o caso das castanholas com grandes dimensões, as castanholas com formas zoomórficas (galinhas ou cabeças de cão) ou um artefacto único, patente nesta exposição, da autoria de Alfredo Rodrigues Luzirão: o “avião de castanholas”.

ExpoCMFFC
“A History of Madeira – Curiosidades de um livro pitoresco”

Casa-Museu Frederico de Freitas
Calçada de Santa Clara, Funchal
Até 22 de Novembro de 2014

Na Casa-Museu Frederico de Freitas está patente uma exposição temporária “A History of madeira – curiosidades de um livro pitoresco”, com 27 estampas sobre os usos, modos, costumes e ocupações dos habitantes da ilha.
A exposição inspira-se no livro da autoria de William Combe, editado em Londres, por Rudolph Ackermann, em 1821, publicação que se propunha contribuir para o conhecimento da Madeira. Reúne livros cedidos a título de empréstimo por um colecionador particular, Biblioteca Municipal do Funchal e Arquivo Regional da Madeira, é possível aprender um pouco mais, particularmente sobre os camponeses, o vinho, o clero/religião, os meios de transporte, os militares e os políticos da ilha, na altura.

ExpoPS
“Memórias de mim – Porto Santo”

Casa Colombo – Museu do Porto Santo
Até 5 de Outubro de 2014

O Museu Casa Colombo no Porto Santo recebe até ao dia 5 de Outubro a mostra que reúne cerca de 60 fotografias de João Freitas Branco, Pereira da Costa, Roberto Pereira e Rui Camacho, intitulada “Memórias de mim. Porto Santo”

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Exposições, Notícias / Informações. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s