Formação REPENSAR O FOLCLORE: passado, presente e futuro, no Sábado dia 9 de julho

formação_24 horas a bailar_2016Dando continuidade ao projeto de formação da AFERAM (Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira) e com o objetivo geral de formar e sensibilizar os Grupos de Folclore.

Vai realizar-se uma formação em parceria com Secretaria Regional de Agricultura e Pescas / Direção Regional de Agricultura, integrada no XXXII Festival de Folclore, 24 Horas a Bailar com o tema REPENSAR O FOLCLORE: passado, presente e futuro, no Sábado dia 9  de julho de 2016, no Centro Cívico de Santana, pelas 15 horas.

Com esta formação pretendemos refletir sobre o trabalho realizado pelos grupos de folclore da Madeira, qual a sua representatividade no contexto local e nacional e como criar, manter ou restruturar um grupo de folclore na atualidade.

Os preletores convidados são:

Ludgero Mendes
Natural de Santarém. Especialista em Património Cultural Tradicional, realizou programas de rádio e colabora com alguns jornais. É Dirigente associativo, com experiência em várias coletividades, destacando-se a presidência do Grupo Académico de Danças Ribatejanas – Santarém, participação na direção e conselho técnico da Federação do Folclore Português e membro das Comissões Jurídica e de Festivais CIOFF – Comité International des Organizateurs de Festivals de Folklore et d’Arts Traditionelles – Secção Nacional Portuguesa.

Raquel Esteves
Natural Figueira da Foz. Professora de História na Escola Básica e Secundária de Machico. Pertence à comissão organizadora do evento de recriação histórica “ Mercado Quinhentista de Machico”. Já pertenceu ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca e participava na organização no FetiMaiorca – Festival Internacional de Folclore de Maiorca.

Roberto Moniz
Natural de Santa Cruz. Professor que está ligado a experiências de recuperação da música e instrumentos tradicionais na ilha da Madeira. Leciona no Conservatório da Madeira e na Associação Musical e Cultural Xarabanda, Cordofones Tradicionais Madeirenses. Diretor artístico da Orquestra de Ponteado da Madeira e dos Machetes de Machim. É Vice-presidente e músico na Associação Musical e Cultural Xarabanda. Foi membro e Diretor Artístico do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz e do Porto da Cruz.

As inscrições estão abertas para os Grupos de folclore e todos os interessados na cultura popular tradicional em particular neste género musical.

Inscrições através do email: aferam.madeira@gmail.com (Indique o nome e número de participantes)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em AFERAM, Formação, Notícias / Informações. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s