“A ROTA DO LINHO – Uma experiência pedagógica centrada na tecnologia tradicional do linho”

rota do linho

Encontra-se patente na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos (R.A.M.) desde o dia 01 de junho de 2017, a exposição “A ROTA DO LINHO” em miniaturas.

HORÁRIO DAS VISITAS:
Poderá ser visitada até ao dia 31 de julho, no seguinte horário: Seg, Ter, Qui e Sex, das 10h00 às 18h00 e Qua das 14h00 às 18h00.

A exposição acerca da tecnologia tradicional do linho, vem no âmbito do projeto “A ROTA DO LINHO – Uma experiência pedagógica centrada na tecnologia tradicional do linho”, desenvolvido desde outubro de 2014, na EB123/PE do Curral das Freiras, pelo Docente Jaime Andrade, onde têm participado alunos de várias turmas dos 2º, 3º Ciclos e Secundário.
Na horta da escola foram cultivadas duas parcelas de linho pelos alunos, tendo estes preparado o solo e lançado a semente de linhaça à terra. Na disciplina de Artes, os alunos construíram todos os objetos etnográficos necessários para transformar a fibra do linho após a sua colheita (Banco e Ripanço, Maço, Gramadeira, Tábua e Tasquinha, Sarilho, Caneleiro, Roca, Urdideira, Casal, Espadilha e o Tear de dois pedais com uma mesa).
No ano letivo 2014/2015, o projeto foi submetido ao Concurso “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho, tendo recebido um prémio monetário (400 €) pelo Júri Regional e foi selecionado pelo Júri Nacional para participar na 12ª Edição na Mostra Nacional, que ocorreu em Cascais. Participaram dois alunos e o docente Coordenador do Projeto.
No ano letivo 2015/2016, participou novamente no Concurso e recebeu outro prémio monetário (400 €) pelo Júri Regional. Foi novamente selecionado pelo Júri Nacional para participar nos 100 melhores projetos, na Mostra Nacional da 13ª Edição do Prémio Ciência na Escola.
Visto que a escola dispunha de um Stand para apresentar o projeto ao Júri Nacional e dado que os objetos foram construídos em tamanho real, foi necessário construir todos os objetos em miniatura para facilitar o transporte aéreo entre a Madeira e Portugal Continental.
Nesta deslocação participaram três alunos acompanhados pelo Professor Coordenador do projeto e que teve lugar no Agrupamento de Escolas de Pinhal Novo, em Palmela nos dias 20 e 21/09/2016.
O projeto ficou nos 30 melhores projetos a nível nacional, tendo sido atribuída uma Menção Honrosa do Concurso “Ciência na Escola”, ao Projeto “A Rota do Linho – Uma experiência pedagógica centrada na tecnologia tradicional do linho”, prémio no valor de 3000 Euros.
A exposição tem como objetivos:

– Promover o conhecimento de processos de trabalho artesanais relacionados com as tecnologias de transformação da planta do linho;
– Contribuir para a compreensão das várias fases de transformação da fibra do linho e contribuir para a preservação e divulgação do património cultural da sua região;
– Trabalhar a Educação Patrimonial e o Património Cultural na Escola;
– Fortalecer a relação das pessoas com as suas heranças culturais, estabelecendo um melhor relacionamento destas com estes bens, conhecendo a sua responsabilidade pela valorização e preservação do Património;
– Realização de ações de sensibilização/workshops acerca da “Tecnologia Tradicional do Linho”, destinada a toda a população;
– Dinamização de visitas de estudo ao local da exposição.
O Coordenador do projeto:
Prof. Mestre Jaime Andrade

Anúncios
Imagem | Esta entrada foi publicada em Etnografia, Exposições, Notícias / Informações. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s