Encontro de Folclore de Machico

cartaz_folclore_2018_net.jpg

O Encontro de Folclore de Machico volta a realiza-se no dia 26 de Agosto, Domingo, pelas 18.30 horas no Largo da Praça e conta com a presença dos grupos de folclore de MACHICO; Grupo Etnográfico de Lorvão – Penacova – Coimbra; Grupo Folclórico da Corredoura – São Torcato – Guimarães; Agrupación Folclórica Estrella y Guía, Gran Canaria – Canárias e Rancho Folclórico Santa Eulália de Constance, Marco de Canaveses – Porto.

O tema desta edição é a “Cana vieira”. Pretende-se divulgar os conhecimentos e artefactos executados com esta matéria-prima, que foram transmitidos de geração em geração, e que transportam um valioso legado cultural que importa preservar. Esta planta, proveniente do oriente, foi adotada e disseminada por todo o arquipélago, e pode-se encontrar nas técnicas de construção, nas atividades piscatória e agrícola, na cestaria, nos brinquedos, nas gaiolas e nas armadilhas, em várias peças de artesanato e nos instrumentos musicais, como é o caso do nosso “Brinquinho”.

Este encontro, bianual, organizado pelo Grupo de Folclore de Machico, é realizado desde 1992 e é apoiado pela Câmara Municipal de Machico, Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, Junta de Freguesia de Machico, Casa do Povo de Machico, Paróquia de Machico e conta com a colaboração dos grupos de folclore da Boa Nova, C. P. de Gaula e da Ponta do Sol.

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Festivais, Notícias / Informações. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s