Santana

santana

Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana

CONTACTO
Sítio do Pico, 9230-106 Santana
Telefone: 291572600
e-mail: gfolclorecpsantana@gmail.com

 

FUNDAÇÃO – 1978

Fundado em consequência da fusão de dois grupos folcóricos então existentes na freguesia de Santana. Este grupo de folclore tem actualmente 42 elementos, com idades compreendidas entre os 7 e os 73 anos. Este Grupo ao longo dos anos tem vindo a divulgar o folclore Madeirense transmitindo os seus costumes, usos e tradições à população, tanto no campo da música, indumentária, valorizado a cultura madeirense.

Santana
Situada na costa nordeste da Ilha, entre o Calhau de S. Jorge e a Ponta do Clérigo, a Freguesia de Santana dista 40 km do Funchal.
É uma das mais pitorescas e encantadoras paisagens de toda a ilha, disposta na sucessão de montanhas entre a agreste Cordilheira Central e o Mar do Norte, estendendo-se num planalto onde se encontram as habitações, algumas ainda em colmo como antigamente – as casas típicas de Santana -, que devido à pouca abundância de pedra rija e ao clima frio no Inverno, levaram os primeiros habitantes a adoptar um tipo de casas rústicas de madeira, cobertas com palha de trigo, com alta empena, descendo as abas quase até ao solo.
A agricultura tem sido a base de subsistência da população de Santana.
O Concelho de Santana é caracterizado não só pela sua bela paisagem e riqueza florestal, mas também pelo valioso e extenso património.
O nome da Freguesia advém da invocação à sua Padroeira, Santa Ana. 

Principais canções e danças tradicionais
A Mourisca de Santana
Bailinho de Santana
Baile Corrido
Canção – O Pedido de Namoro
Romarias
Festa do Povo

Trajes 
(…)

Representações Nacionais: 
já teve várias actuações em festivais internacionais, a nível do continente mais propriamente na parte norte, centro e Açores, tais como: Festival Internacional de Ponta de Barca, Festival Internacional de Barcelos, Festival de grupos rurais de Santarém, Castelo de Vide, Ortiga…

Representações internacionais: 
Frankfurt – Alemanha
Londres – Inglaterra

Outras actividades
(…)

Publicações/Edições
Em 1998 editou o seu 1º CD denominado “Memorias Vivas”

Anúncios